A Fundação Hemopa está sempre em busca de estratégias para melhor atender à população e fomentar o abastecimento do estoque de sangue em todo o Pará. Neste sentido algumas unidades abriram neste sábado (19) para receber doadores, que em dias úteis, não conseguem se deslocar para realizar o ato solidário de doação de sangue.
EmBelém, além das unidades sede e Castanheira que abrem constantemente aos sábados, o Hemopa também realizou ação externa no Hospital Divina Providência. Entre as doadoras estava Roseane dos Santos Freitas, de 49 anos. Ela é funcionária do Hospital e realizou a doação pela primeira vez. “Eu confesso que tinha medo. Mas também percebi que era uma bobagem porque nós doadores podemos salvar muitas vidas. Então a partir de agora vou doar sempre que possível”, revelou.
O clima, na sede, foi de campanha de carnaval que este ano tem como tema: “Neste carnaval, caia na folia que salva vidas. Doe sangue”. O Grupo Parananin animou os voluntários e a caravana da Escola de Samba Bole-Bole contribuiu com a folia. As caravanas Liga paraense de Trauma da UEPA, Torcida Papão Rei de Copas e Assembleia de Deus do bairro da Pedreira também contribuíram significativamente. No total foram coletadas 357 bolsas de sangue neste sábado (19), só na capital.
O HemocentroMarabárecebeu a caravana de Eldorado dos Carajás, o grupo de Jovens Advogados da OAB e o grupo da Blogueira Thaís Regina. Essas mobilizações renderam 105 bolsas de sangue para o estoque do município.
EmAltamira, o Projeto Vidas por Vidas da Igreja Adventista também fez bonito e mobilizou 42 candidatos à doação. Desses, 38 estavam aptos e puderam concretizar o ato solidário.
O Hemonúcleo deCapanemafoi mais uma unidade da Fundação que abriu no sábado (19) e recebeu quase 200 voluntários. O Pelotão BRAVO do Curso de Formação de Praças 2022, Polo Bragança, movimentou mais de 40 voluntários à doação. Também compareceram a caravana da Empresa Haley e grupos dos municípios de Salinópolis, Nova Timboteua e Tracuateua. No total, 118 bolsas de sangue foram coletadas.
EmRedenção, o Hemopa recebeu voluntários da Associação dos Guardas Florestais Operacionais de Redenção e Região – AGFORR. O grupo atua para coibir a degradação ambiental, manejo de animais silvestre resgatados em áreas de floresta. “Estamos sempre à disposição para ajudar a sociedade. Hoje a emergência foi abastecer o estoque de sangue do Hemopa para que a população tenha tranquilidade no feriado de carnaval e nesses momentos com tantas pessoas doentes”, destacou o presidente da Associação, Amarildo Sousa de Abreu.
Foram mais de 50 doações de sangue concretizadas. Entre elas, a da voluntária Lucivânia Santos, de 46 anos, que deixou um recado para a sociedade. “Às pessoas que podem doar e são saudáveis, doem! Pois é só ir no Hemopa da sua cidade e fazer este gesto de amor. A doação pode salvar muitas vidas”.