O “Pró-Mulher Pará" tem o objetivo de proteger, reprimir e prestar orientação e auxílio às mulheres vítimas de violência doméstica, atuando de forma preventiva e repressiva em situações emergenciais.
“Nosso efetivo trabalha para que possamos combater a violência cometida contra as mulheres. Precisamos apresentar índices mais baixos desse tipo de ocorrência, mas para isso precisamos da ajuda das mulheres. Contar com sua coragem e com o seu empoderamento para denunciarem seus agressores e ajudarem as Forças de Segurança do Estado no enfrentamento desse tipo de crime”, falou o governador Helder Barbalho durante o lançamento.
“É muito importante para essa região a implantação desse projeto. Conseguimos assim atender todas as aéreas, e principalmente, combater a violência contra a mulher. Precisamos empoderar essas mulheres e encorajá-las para que elas possam denunciar e assim poder aumentar o potencial de ajuda para que a polícia possa alcançar de forma mais rápida, reduzindo assim a violência contra a mulher o que acaba repercutindo na família como um todo”, destacou a primeira dama.
Estrutura
O programa, já implementado na Região Metropolitana de Belém e que agora chega em Marabá, irá contar com o apoio de uma viatura plotada da Polícia Militar que será utilizada, exclusivamente, para atendimento de casos de violência doméstica no município.
Atendimento -O “Pró-Mulher" será desenvolvido a partir de duas frentes, com ações preventivas e repressivas. As ações repressivas ocorrem a partir das ligações feitas ao canal de urgência e emergência (190), que direcionará as chamadas ao Niop e encaminhará para a equipe que irá atender a denúncia. Além disso, após o atendimento, é feita uma contagem do número de chamadas realizadas, pela mesma vítima, que entra automaticamente para o “Cartão Programa”, que garante visitas periódicas e de acompanhamento por meio da equipe de patrulhamento especializado, a qual será realizada na viatura exclusiva do programa.
Moradora de Marabá, a líder comunitária Lia da Liberdade ressaltou a iniciativa do Governo do Estado no combate aos crimes contra as mulheres
“Essa iniciativa é louvável, especialmente, com a entrega dessa viatura voltada exclusivamente ao combate à violência contra a mulher. Isso demostra o compromisso do Estado com as causas das mulheres tão necessitadas desse auxílio”, falou
Capacitação -Mais de 40 profissionais dos órgãos de segurança que darão suporte ao programa receberam treinamento para realizarem o atendimento humanizado de todas as mulheres vítimas de violência doméstica, além de ações preventivas em combate ao crime.
Descentralização -Após ser lançado no último dia 08 de março na Região Metropolitana de Belém, o programa alcança o primeiro município no interior do estado neste momento, visando descentralizar as ações especializadas em combate à violência contra a mulher e redução de todos os crimes contra as mulheres.