No domingo, 19, o Rio Tocantins continuou a subir e a régua fluviométrica registrou 10,70 metros, contrariando as previsões da Eletronorte. Espera-se que o prefeito de Marabá, Tião Miranda, decrete estado de emergência devido às inundações dos rios Tocantins e Itacaiunas , de acordo com a Defesa Civil.
O coordenador da Defesa Civil, Marcos Andrade, disse que mais de 400 famílias buscaram ajuda da prefeitura, algumas para sair de suas casas e outras para procurar abrigo. Cerca de 180 famílias estão atualmente em abrigos e espera-se construir mais, já que cerca de 200 abrigos serão disponibilizados.
As informações da Eletronorte não são confiáveis, já que as previsões eram de que o rio chegasse a apenas 10,22 metros na segunda-feira, 20, muito abaixo do nível atual. O Rio Itacaiunas também está subindo rapidamente e está em um nível muito alto. O Exército só começará a ajudar após o município declarar estado de emergência.
Os abrigos serão estabelecidos em várias áreas, incluindo 80 abrigos na entrada da Velha Marabá, 18 abrigos em um galpão na Rua 5 de Abril, 10 abrigos em um galpão na Avenida Antônio Maia, 25 abrigos na Z-30, 20 abrigos no Bairro Amapá, 20 abrigos na Avenida Sororó e 20 abrigos no Novo Horizonte.