No Dia Mundial da Saúde, nesta segunda-feira, 7 de abril, a população do sudeste paraense tem muito a comemorar. É, que desde a entrega da Policlínica Lago de Tucuruí, em julho de 2022, pelo Governo do Pará, o cenário da saúde mudou para melhor na região. São cerca de 680 mil serviços ofertados por ano na unidade, o que impacta de modo positivo na qualidade de vida dos moradores dos sete municípios de abrangência da região Lago de Tucuruí: Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Tucuruí e Jacundá.
Com capacidade operacional que inclui 36 especialidades médicas e não médicas, como clínica geral, nefrologia, otorrinolaringologia, cardiologia, neuropediatria, psicologia, dermatologia, ortopedia e hematologia, além do atendimento em enfermagem, os usuários dos serviços avaliam positivamente a chegada da unidade no município.
Experiências
Moradora de Breu Branco, na Região de Integração Lago de Tucuruí, Cassiane Rodrigues de Jesus encontrou na Policlínica do Lago, o suporte para o acompanhamento no otorrinolaringologista. "Minha experiência com os médicos daqui está sendo boa. Agora já temos um norte e podemos seguir com o tratamento. A saúde é fundamental para o ser humano", afirmou.
Quem também teve a saúde alcançada com o tratamento médico, foi a aposentada Maria Antônia da Silva, de 70 anos. Ela faz sessões de hemodiálise três vezes por semana. “Quando fiquei sabendo da oferta do serviço aqui em Tucuruí, fiz logo a solicitação da transferência de Marabá. Fiquei muito feliz por ser aceita, por voltar para minha casa e, principalmente, por ficar próximo à minha família outra vez”, garantiu.
Procedimentos –Além dos atendimentos especializados, a Policlínica realiza pequenos procedimentos e uma vasta gama de exames diagnósticos, como ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e mamografia, garantindo uma abordagem completa no diagnóstico e tratamento de diversas condições de saúde.
Na unidade, Maiara Souza Ferreira conseguiu realizar um procedimento cirúrgico dermatológico. Sem precisar ir muito longe de onde mora, o atendimento todo, com consulta e cirurgia, foi feito na Policlínica de Tucuruí.
“Dou nota mil para tudo. Maravilhoso mesmo. Da porta de entrada até a saída, fui bem tratada”, comemorou.
Capacidade
A Policlínica Lago é capaz de realizar até 9 mil atendimentos por mês. Dispõe de 33 poltronas de hemodiálise ambulatorial, duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala para exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, raio-X, métodos gráficos (teste ergométrico e eletrocardiograma), ultrassonografia e consultórios para atendimento ambulatorial e o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea).
Alerta
A unidade segue as diretrizes do SUS, a qual proíbe pagamento qualquer de qualquer valor dos pacientes para a realização de consultas, exames, cirurgias, internações, entre outros procedimentos essenciais ao tratamento de saúde.
“A Policlínica preenche uma lacuna no atendimento especializado oferecido aos moradores do sudeste paraense, os quais tiveram suas demandas de saúde especializada atendidas pelo Governo do Estado. Por isso, acreditamos que ela foi um divisor de água para a população, trazendo um serviço de qualidade para quem realmente precisa”, frisou a diretora Executiva Léia Sandim.
Acesso
Para ter acesso aos serviços da Policlínica, é necessário que o usuário passe pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na atenção primária de saúde, como postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também, o paciente pode agendar direto a especialidade de clínico geral, através do nosso Call Center, no número (94) 9186-8155.
Serviço:
A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade totalmente pública, com todos os atendimentos sem nenhum custo aos usuários. Está localizada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. A Poli é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Sespa.
Texto de Roberta Paraense