No primeiro trimestre de 2025, o 10º Centro de Hemodiálise do Estado do Pará, que funciona dentro do Hospital Geral de Tailândia (HGT), realizou 1.057 sessões de hemodiálise. Durante o mesmo período, foram regulados 44 pacientes, que anteriormente realizavam o tratamento em outras localidades, o que evidencia o contínuo avanço e aprimoramento dos serviços oferecidos pela unidade hospitalar.
O diretor Executivo, Eduardo Pereira, destacou a importância dos avanços alcançados pelo Centro de Hemodiálise, enfatizando o compromisso da gestão em melhorar constantemente a qualidade do atendimento. "Nosso objetivo é proporcionar um serviço de saúde cada vez mais eficiente, acessível e humanizado à população de Tailândia e região. Acreditamos que o atendimento humanizado é essencial para que os pacientes se sintam acolhidos e cuidados de maneira integral", afirmou o gestor.
O HGT investe no cuidado humanizado, e por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), celebrou, na manhã desta segunda-feira (28), o aniversário de mais um paciente com o projeto "Comemorando com Alegria". Neste mês, o paciente homenageado foi Darcino Gonçalves, que completou 71 anos. Morador de Tailândia, Darcino iniciou o tratamento no centro de hemodiálise da cidade há três meses.
A comemoração foi parte da ação mensal que celebra os aniversariantes do mês, promovendo um momento de confraternização entre os usuários e a equipe. A celebração contou com a presença dos usuários e profissionais do centro de hemodiálise.
O aniversariante Darcino compartilhou sua surpresa e gratidão pela homenagem preparada para ele. Ele destacou a importância do gesto e expressou seus sentimentos em relação à comemoração.
“O pessoal aqui do centro trata a gente muito bem e todos são bem animados. Foi uma novidade pra mim, porque eu não esperava essa surpresa, não esperava mesmo, gostei muito e agradeço a todos, achei tudo muito bom, Deus abençoe cada um”, disse Darcino Gonçalves, que completou 71 anos.
Durante o evento, foi servido um bolo, respeitando as necessidades alimentares de cada paciente, e compartilhado entre todos os presentes. Uma placa decorativa com mensagem de parabéns foi colocada na máquina de hemodiálise para marcar a ocasião. O objetivo da atividade foi promover um ambiente mais acolhedor e humano, contribuindo para o bem-estar dos pacientes durante o tratamento.
Patrícia Manfredi, nutricionista do centro de hemodiálise, explicou a importância dessa ação dentro das práticas de humanização do hospital. "Todos os meses, realizaremos, como parte das nossas ações de humanização, a celebração coletiva do aniversário dos nossos usuários aqui do centro de hemodiálise. Este é um momento pensado para promover o acolhimento e o cuidado com todos".
Ela também destacou como essas iniciativas são fundamentais para fortalecer o vínculo entre os usuários e a equipe. "O objetivo é que todos se sintam valorizados e reconhecidos, fazendo com que o tratamento no centro de hemodiálise seja uma experiência mais confortável e menos impessoal", concluiu Patrícia.
Serviço:
O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo INDSH, em parceria com a Sespa. O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99395-4813.