Quarta, 30 de Abril de 2025
22°C 32°C
Marabá, PA
Publicidade

Usinas da Paz promovem espetáculo em celebração ao Dia Internacional da Dança

Espetáculo reuniu turmas das Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém em comemoração ao Dia Internacional da Dança

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
29/04/2025 às 22h05
Usinas da Paz promovem espetáculo em celebração ao Dia Internacional da Dança
Foto: Divulgação

Em celebração ao Dia Internacional da Dança, as Usinas da Paz realizaram, nesta terça-feira (29), um espetáculo especial no Teatro Margarida Schivassapa, no Centur, em Belém. O evento reuniu alunos das turmas de dança das Usipaz dos bairros Cabanagem, Terra Firme, Jurunas, Icuí e Marituba, além de companhias de dança convidadas.

O palco foi tomado por uma diversidade de ritmos, expressões corporais e coreografias que encantaram o público presente. A programação contou com apresentações de dança contemporânea, balé clássico e estilos regionais, evidenciando o talento e a dedicação dos alunos atendidos pelos projetos culturais das Usinas da Paz.

A estudante Maria Eduarda Pinheiro, de 14 anos, aluna de balé da Usipaz Cabanagem, estava ansiosa pois era sua primeira vez em um teatro. Para ela, a apresentação foi um momento de superação. “Nunca imaginei dançar em um teatro tão bonito, com tanta gente assistindo. Foi emocionante, eu estava nervosa, mas saiu tudo como ensaiado. A dança me ajuda a ter mais confiança. É muito Gratificante”, afirmou.

Já Carolline Ferreira, de 15 anos, destacou o papel da arte em sua vida. “Dançar é uma forma de me expressar e me sentir livre. A Usina da Paz da Cabanagem me deu a oportunidade de fazer parte de algo maior, estou muito feliz por estar me apresentando neste palco onde grandes artistas já se apresentaram”, contou.

Para a secretária de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, o evento simboliza o compromisso das Usinas com a transformação social. “Mais do que um espetáculo, essa noite mostra o poder da arte como ferramenta de inclusão. São jovens que encontram na dança uma possibilidade de crescimento, autoestima e pertencimento”, afirmou.

Entre o público, Luane Alves, mãe da pequena Clara Valentina, de 7 anos, não conteve as lágrimas ao ver a filha se apresentando no palco. “Eu nunca pensei que a minha filha teria essa chance. Ver ela dançando, feliz, confiante, foi muito gratificante. A Usina tem um papel fundamental nisso, porque sem ela, minha filha não teria acesso a uma aula de balé, muito menos a uma apresentação num teatro. É um sonho realizado pra gente”, contou, emocionada.

Luane Alves e Clara Valentina

O espetáculo é um reflexo do compromisso das Usinas da Paz com a democratização do acesso à cultura. A iniciativa da Secretaria de Articulação da Cidadania, contou com a parceria da Fundação Cultural do Pará.

Serviço- As Usinas da Paz oferecem turmas de dança gratuitas para crianças, jovens e adultos. Em breve, novas vagas serão abertas para matrícula, os interessados podem consultar o cronograma completo de atividades diretamente nas UsiPaz ou acompanhar as atualizações pelo perfil oficial no Instagram: @usinasdapaz .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.