Quarta, 30 de Abril de 2025
22°C 32°C
Marabá, PA
Publicidade

Parque Estadual do Utinga funcionará em horário normal no feriado prolongado

Um dos principais refúgios ecológicos da capital paraense, o Parque que homenageia o ecologista Camillo Vianna também vai comemorar no sábado 32 no...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
30/04/2025 às 13h54
Parque Estadual do Utinga funcionará em horário normal no feriado prolongado
Foto: Bruno Cecim - Ag. Pará

Durante o feriado prolongado alusivo ao Dia do Trabalho -1º de Maio, o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, estará aberto ao público em seu horário habitual, das 6h às 17h. A Unidade de Conservação (UC), gerenciada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), em parceria com a Organização Social (OS) Pará 2000, funcionará normalmente na quinta-feira (1º), sexta (2), sábado (3) e domingo (4). A agenda é uma oportunidade para moradores e turistas aproveitarem um dos principais refúgios ecológicos da capital paraense.

Público aproveita o contato direto com a natureza

No sábado (3), o Parque celebra 32 anos de criação com uma programação especial. Serão oferecidas diversas atividades ao longo do dia, organizadas pelo Ideflor-Bio, que divulgará os detalhes nas redes sociais do Instituto e no perfil oficial. A expectativa é atrair famílias, ciclistas, corredores e demais frequentadores.

Preservação- Criado em 1993, o Parque do Utinga é um dos maiores e mais importantes espaços de conservação ambiental em área urbana da Região Norte. Com mais de 1,3 mil hectares de floresta protegida, o espaço abriga espécies emblemáticas da fauna amazônica, como preguiças, macacos e diversas aves, além de dois importantes mananciais que abastecem Belém: os lagos Bolonha e Água Preta. As trilhas ecológicas, o circuito de ciclovias e o mirante do Lago da Princesa estão entre os principais atrativos.

Parque preserva espécies da fauna e flora da Amazônia

“O Parque Estadual do Utinga é uma conquista da população de Belém, um espaço que alia conservação, lazer e educação ambiental. Trabalhamos constantemente para garantir que ele seja seguro, acolhedor e com estrutura adequada para receber todos os públicos”, informa Júlio Meyer, gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, responsável pela UC.

Além de ser um espaço privilegiado de contato com a natureza, o Parque Estadual do Utinga cumpre um papel estratégico na conservação da biodiversidade urbana e na qualidade de vida da população. Ao longo dos anos, tem se consolidado como um símbolo de pertencimento, de valorização da Amazônia e de incentivo à prática de atividades saudáveis e sustentáveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.