Sábado, 10 de Maio de 2025
23°C 34°C
Marabá, PA
Publicidade

Regimento de Polícia Montada celebra 31 anos com homenagens e valorização histórica da Cavalaria no Pará

Solenidade realizada no Mangueirão contou com condecorações a militares, entrega simbólica do brasão do regimento e reconhecimento ao papel da Cava...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
09/05/2025 às 22h45
Regimento de Polícia Montada celebra 31 anos com homenagens e valorização histórica da Cavalaria no Pará
Foto: Divulgação

O Regimento de Polícia Montada “Cassulo de Mello”, unidade especializada da Polícia Militar do Pará, comemorou nesta sexta-feira (9) seus 31 anos de fundação. A celebração foi marcada por uma solenidade no Complexo do Mangueirão, em Belém, reunindo autoridades civis, militares, representantes da tropa e convidados. A programação integrou também as comemorações pelo Dia da Cavalaria, celebrado em 10 de maio, em alusão ao nascimento do Marechal Osório, patrono da arma de cavalaria do Exército Brasileiro.

Durante a cerimônia, o comandante do RPMont, major Ramiro, leu a ordem do dia, destacando o papel histórico da Cavalaria na estrutura da Polícia Militar do Pará e sua atuação no policiamento ostensivo e em missões especializadas em diversas regiões do estado. Como forma de reconhecimento, foram entregues a “Láurea do Mérito Pessoal” e a “Medalha Tiradentes” a policiais militares que se destacaram ao longo da trajetória na corporação.

O 2º Tenente Eduardo Coen ressaltou o simbolismo da celebração para a tropa. “Esse evento é muito importante. Representa o quanto a Cavalaria é essencial para o sistema militar, para a tropa e para a sociedade paraense, que admira o trabalho da instituição”, destacou.

Um dos homenageados foi o subtenente Anildo, que atua na unidade há três décadas. “Estou há 30 anos no regimento. Desde que me formei, vim para a Cavalaria. Para mim, é uma emoção muito grande estar nessa unidade e agradeço muito a Deus, à Polícia Militar e à Cavalaria por me permitir essa oportunidade e ser agraciado hoje pela corporação que tenho tanto orgulho de fazer parte”, afirmou.

Um dos momentos mais simbólicos da solenidade foi a entrega da espada do regimento e do brasão representativo ao comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel José Dilson Júnior. Em discurso, o coronel destacou os avanços recentes da unidade, impulsionados por investimentos do Governo do Estado.

“Foram adquiridos 90 novos cavalos, após 12 anos sem reposição no plantel. Com isso, conseguimos recompor não apenas o capital do regimento, mas também fortalecer o Batalhão de Missões Especiais em Santarém e Marabá. Também houve aquisição de apetrechos como selas, material de ensilhamento e equipamentos de proteção para os animais, como caneleiras e protetores visuais, garantindo a integridade física dos nossos equinos em ações de choque montado”, explicou.

A celebração dos 31 anos do RPMont reafirma o compromisso da Cavalaria com a segurança pública, o policiamento estratégico em grandes eventos e a preservação de uma tradição centenária que remonta às origens da Polícia Militar do Pará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.