Domingo, 11 de Maio de 2025
23°C 31°C
Marabá, PA
Publicidade

Avanços do Pará em políticas de clima e meio ambiente são destaques em conferência na Universidade de Princeton, nos EUA

Semas apresenta nos Estados Unidos (EUA) as iniciativas estratégicas já em curso na área ambiental no território paraense

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
10/05/2025 às 20h15
Avanços do Pará em políticas de clima e meio ambiente são destaques em conferência na Universidade de Princeton, nos EUA
Foto: Divulgação

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, participou, representando o governador Helder Barbalho, nos dias 8 e 9 de maio, do Amazonian Leapfrogging 3.0, uma conferência internacional, realizada na Universidade de Princeton, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.A iniciativa abordou soluções baseadas na natureza para a promoção da conservação e do desenvolvimento socioeconômico na Amazônia brasileira.

O evento reuniu lideranças da ciência, política, finanças e negócios, sociedade civil, mídia e empreendedorismo social do Brasil, de Princeton e de outras partes do mundo. Eles discutiram formas de implementar ações para proteger e restaurar as florestas, fortalecer os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade, também, promover a bioeconomia sustentável, a agricultura de baixo carbono e uma infraestrutura adaptativa.

Secretária adjunta de Bioeconomia da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Camille Bemerguy, também participou das discussões.

“Quando falamos sobre a crise climática, não estamos tratando apenas de impactos ambientais. As questões climáticas interagem profundamente com a perda de biodiversidade, a produção de alimentos e os padrões de consumo, criando uma teia complexa que exige soluções abrangentes. Qualquer abordagem que ignore isso está incompleta”, disse o secretário Raul Protazio em seu discurso.

"Os desafios climáticos, assim como a recente pandemia, nos lembram que crises globais não reconhecem fronteiras. Elas testam não apenas nossa capacidade de coordenação e resposta rápida, mas, acima de tudo, nossa humanidade”, complementou Protázio.

Pioneirismo do Pará e financiamento climático

O titular da Semas destacou também o pioneirismo da estratégia ambiental e climática do Pará, que vem sendo reconhecida internacionalmente.

“No Pará, inovação, urgência e ousadia impulsionam nossa abordagem. Fomos pioneiros na primeira concessão de restauração do Brasil, permitindo à iniciativa privada restaurar terras públicas com incentivo por meio de créditos de remoção de carbono, além de promover ampla restauração ecológica e gerar empregos verdes. Além disso, em outubro, lançaremos com orgulho o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, promovendo empreendimentos da bioeconomia em escala e desbloqueando o imenso potencial da nossa biodiversidade”, adiantou.

O secretário frisou que o Estado que terá a próxima Conferência do Clima das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, está construindo o seu sistema jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), política pública que garantirá recursos a partir da conservação da floresta viva.

"Promover a produção sustentável, combater o desmatamento, regularizar ambientalmente, proteger os territórios tradicionais… tudo isso exige recursos. Os artigos 5 e 6 do Acordo de Paris propõem mecanismos como o REDD+, que permitem ao Brasil acessar recursos cruciais como os do Fundo Amazônia, garantindo que recursos essenciais possam fluir e alcançar as comunidades, cujas ações diretas contribuem significativamente para a redução do desmatamento”, explicou Raul.

“Hoje, abraçamos esse diálogo renovado e a colaboração com o governo federal como parceiros à mesa. E é isso que somos: parceiros. À sociedade civil, conte conosco para impulsionar a inovação nas políticas públicas. Aos povos indígenas e comunidades locais, estamos firmemente ao lado de vocês, protegendo os territórios e valorizando os saberes ancestrais. Estes tempos exigem coragem, ousadia e clareza de propósito”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.