Segunda, 12 de Maio de 2025
22°C 31°C
Marabá, PA
Publicidade

Hospital Abelardo Santos registra aumento no número de partos nos primeiros meses de 2025

Com média de mais de 400 partos mensais, a maior unidade pública do Estado consolida atendimento humanizado e estrutura de excelência para gestante...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
11/05/2025 às 10h15
Hospital Abelardo Santos registra aumento no número de partos nos primeiros meses de 2025
Foto: Divulgação

A unidade dispõe de fisioterapeutas na sala de parto, com método não farmacológico para a redução da dor

Nos quatro primeiros meses de 2025, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, realizou 1.660 partos, o que representa um aumento de 8,35% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 1.532 partos. O crescimento reafirma o protagonismo da maior unidade de saúde pública do Governo do Pará na atenção à saúde materno-infantil e sua posição como uma das maiores maternidades da Região Norte.

Ao longo de 2024, o HRAS realizou mais de 5 mil partos, sendo 2.327 normais e 2.676 cesarianas. A média mensal de partos realizados na unidade ultrapassa 415 procedimentos. “Para atender todas essas mulheres, o HRAS dispõe de uma estrutura robusta e uma equipe médica e multiprofissional capacitada”, destacou Brenda Laís, coordenadora do Centro Obstétrico.

HRAS reforça o protagonismo feminino e garante atendimento humanizado às gestantes

A maternidade funciona 24 horas por dia, com cinco salas de parto, 50 leitos de internação e equipe especializada em acolhimento obstétrico e ginecológico. A unidade adota práticas humanizadas com uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor, como massagens, banhos de água morna e aromaterapia. A presença de fisioterapeutas durante o trabalho de parto proporciona maior conforto, bem-estar e protagonismo à mulher.

“O trabalho é direcionado para que haja menos intervenções médicas, como cesarianas de emergência ou uso excessivo de medicamentos. Isso reduz internações prolongadas e custos ao sistema de saúde, além de garantir mais qualidade no cuidado prestado”, explicou Brenda.

Relatos que emocionam

A experiência de Pietra Rejane Santos, atendente residente em Ananindeua, ilustra o acolhimento humanizado oferecido pelo hospital. Durante o parto do filho Emílio, ocorrido em dezembro de 2024, a música “Here Comes The Sun”, dos Beatles, embalava a chegada do bebê. “Foi uma experiência única. Se não fosse por essa equipe, não teria sido tão especial”, afirmou.

O método canguru integra as diversas ações de humanização do hospital, fortalecendo o vínculo entre mãe e bebê

Ela contou que se sentiu respeitada e ouvida em todas as etapas do trabalho de parto. “A dor foi grande, mas foi amenizada pelas intervenções dos profissionais, que sempre respeitaram as minhas escolhas. É incomum encontrar relatos assim. Me senti protagonista”, disse.

Já Maria Luliane, de 32 anos, planejou o nascimento do filho Henry na unidade após conhecer os serviços ofertados. “A previsão do parto era para janeiro e, se clinicamente possível, minha escolha era pelo parto na água. As profissionais me explicaram como a água contribui para o relaxamento e acelera os processos fisiológicos do parto, tornando-o mais prazeroso”, relatou.

Estrutura de referência

O HRAS é referência em assistência à mulher e à criança, com atendimento em quatro frentes: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O acolhimento também é garantido nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria conta com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil com atendimento 24 horas.

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir acesso à saúde de qualidade, com estrutura adequada, equipe preparada e foco na humanização do atendimento às gestantes e seus bebês.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.