Terça, 13 de Maio de 2025
22°C 31°C
Marabá, PA
Publicidade

Órgãos de trânsito reforçam ações educativas na abertura do Maio Amarelo

Com o tema "Desacelere, seu bem maior é a vida!", a programação começou no início do mês e segue com diversas ações até o dia 30 de maio

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
13/05/2025 às 14h40
Órgãos de trânsito reforçam ações educativas na abertura do Maio Amarelo
Foto: Ascom/Detran

Os órgãos de trânsito iniciaram nesta terça-feira, 13, as ações de via da Campanha Maio Amarelo. O mês é celebrado mundialmente para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da preservação da vida no trânsito. A ação foi promovida pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel).

Com o tema "Desacelere, seu bem maior é a vida!", a campanha deste ano chama a atenção para as imprudências no trânsito, especialmente os acidentes causados pelo desrespeito às leis de trânsito, principalmente o excesso de velocidade, o não uso do capacete, o uso do celular ao volante, ultrapassagem perigosa e a mistura de álcool e direção.

Durante a ação na avenida Pedro Miranda, em Belém, os agentes de educação realizaram uma barreira educativa, abordando os condutores que passavam pelo local. Eles ouviram dos agentes uma mensagem de conscientização sobre os principais fatores de risco e assistiram a um vídeo educativo. O motorista de aplicativo Fábio Salgado, ouviu atentamente e destacou a importância da conscientização de todos. "A imprudência é o maior motivo das mortes, os motoristas não respeitam, avançam o sinal e eu mesmo já escapei de muitos acidentes. Ações como essa são importantes para alertar a população", comentou.

Josué César, motociclista

Os motociclistas são as principais vítimas de trânsito em todo o Brasil. Dados do Detran mostram que somente em maio de 2024, dos 2.509 acidentes registrados no Pará, 815 envolveram motociclistas. O Josué César reconheceu que a imprudência da categoria é o que mais contribui para os sinistros. Depois de ouvir as recomendações dos agentes de educação, ele admitiu que teme a violência no trânsito. "É sempre bom prevenir, respeitar as leis. A minha categoria é a que mais se acidenta, todo dia a gente vê mesmo as colisões nas ruas. Precisamos de mais conscientização".

Bento Gouveia, diretor técnico operacional do Detran

Para o diretor técnico operacional do Detran, Bento Gouveia, é preciso mais envolvimento dos municípios na organização local do trânsito e conscientização da sociedade. "Precisamos de mais municípios se municipalizando, pois as estatísticas mostram que há redução onde o trânsito é municipalizado. E a outra coisa é a conscientização. Se não tiver união de toda a sociedade para a segurança viária coletiva vai ser mais difícil salvar vidas", argumentou.

A programação do Maio Amarelo começou no início do mês em empresas, escolas e instituições e segue com diversas ações de via em Belém até o dia 30 de maio. "Estaremos empenhados numa campanha que visa tornar o trânsito de Belém, um local de paz entre todos os seus atores. Por isso, a importância do Maio Amarelo, pois vai consistir em ações educativas para alertar os condutores sobre a segurança viária, mas também de repressão a infrações que fazem do trânsito um local inseguro”, destacou o secretário da Segbel, Luciano de Oliveira.

Além do Detran e da Segbel, a programação contou com a presença dos órgãos municipais de trânsito de Paragominas, Abaetetuba, Marituba, Benevides, Santa Izabel, Federação Paraense de Ciclismo, grupo de motociclistas Feras do Asfalto, Ordem dos Advogados do Brasil e Grupo Mônaco.

Texto: Leidemar Oliveira - Ascom/Detran

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.