Segunda, 19 de Maio de 2025
23°C 33°C
Marabá, PA
Publicidade

Seplad encerra 2º ciclo de Oficinas de Revisão do PPA 2024–2027

A iniciativa reflete o compromisso com a transparência, a participação e a efetividade na condução das políticas públicas

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
19/05/2025 às 15h36
Seplad encerra 2º ciclo de Oficinas de Revisão do PPA 2024–2027
Foto: Divulgação

Conduzidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), as oficinas de revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024 - 2027 encerraram nesta segunda-feira (19), em Belém, após uma intensa programação que envolveu a participação de diversos órgãos estaduais. Com foco na escuta ativa e no planejamento estratégico das ações de Governo, os encontros foram organizados de acordo com os eixos e programas que compõem o Plano.

Durante as oficinas, representantes de secretarias, fundações, autarquias e demais instituições públicas se reuniram para atualizar metas, avaliar indicadores e alinhar diretrizes com base nas prioridades da gestão estadual. A iniciativa reflete o compromisso com a transparência, a participação e a efetividade na condução das políticas públicas.

“O processo de oficina de revisão do PPA é uma etapa já prevista nas normativas da revisão, do processo de revisão, e que implica um detalhamento do que aquilo que vai precisar ser ajustado no plano. Esse contato com as organizações executoras do PPA e o processo que foi desencadeado nessas instituições, são agora colocados na oficina, são agora demandados nas oficinas, e que se espera que o plano seja melhor ajustado, melhor adequado, para que todos os objetivos, metas e compromissos indicadores sejam realmente alcançados ao final do plano”, explicou Bernadete Almeida, analista de Gestão da Seplad.

Foram discutidos mais de 15 programas em diversas áreas, como governança pública, desenvolvimento sustentável, segurança, educação, infraestrutura, inovação, saúde, assistência social, cidadania, direitos humanos, entre outros

João Silva, psicólogo da Diretoria de Justiça do Seju

“A importância da oficina para as secretarias, especificamente para a Secretaria de Estado de Justiça (Seju), é justamente revisitar o quanto a gente conseguiu, de fato, alcançar o que a gente se propôs no início do PPA, dentro da nossa possibilidade, e ver com o que a gente já fez, o que é possível mudar, no sentido de alcançar uma maior população. Além de também ver qual é o nosso potencial que a gente aprendeu dentro desses dois anos, que a gente pode solicitar mudança para que a gente consiga mostrar mais, entregar mais serviços e políticas públicas à população que precisa”, contou João Silva, psicólogo da Diretoria de Justiça do Seju.

Para Maria Bentes, servidora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), as oficinas têm um papel fundamental na integração entre os órgãos e os benefícios dessa construção coletiva.

Maria Bentes, servidora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)

“Quando a gente vem para uma oficina dessa integrada entre os órgãos que já atuam conjuntamente, como o Ideflor-Bio, Semas e Emater, a gente gera um entendimento maior sobre as ações que estão sendo realizadas e a gente consegue repassar para a Seplad a integração dessas ações. Porque assim, quando você fala em regularidade ambiental, quando você está atendendo uma comunidade, quando você está considerando a questão socioambiental, você não está considerando quadradinhos, você não está considerando processos, você está considerando pessoas. E para uma pessoa poder produzir, ela precisa de regularização fundiária, ambiental, ela precisa desenvolver projetos, então é um pouco relacionada a vários órgãos. Então assim, é muito difícil contabilizar isso de forma isolada. Por isso, esse momento é importante para essa discussão integrada e melhorar esse entendimento de que a gente, o processo como um todo, ele é integrado, ele é muito mais amplo do que a gente consegue verificar em termos de PPA”, contou a servidora.

A finalização das oficinas representa um passo importante no processo de construção de um PPA mais ajustado à realidade do estado, com metas claras e resultados mensuráveis. As contribuições colhidas agora seguem para sistematização técnica, que subsidiará a nova versão do documento a ser apresentada aos órgãos de controle e à sociedade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.