Quarta, 21 de Maio de 2025
21°C 30°C
Marabá, PA
Publicidade

Semas promove oficinas sustentáveis para comunidades do Acordo de Pesca do Rio Maúba

O acordo abrange as comunidades dos municípios de Igarapé-Miri e Abaetetuba

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
20/05/2025 às 21h55
Semas promove oficinas sustentáveis para comunidades do Acordo de Pesca do Rio Maúba
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), por meio da coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM), promoveu, na última semana, uma série de oficinas voltadas ao fortalecimento das comunidades do Acordo de Pesca do Rio Maúba.

As atividades fazem parte das ações de implementação do pós-acordo de pesca, homologado em outubro de 2024, e que busca beneficiar 1.246 pessoas, integrantes de mais de 300 famílias ribeirinhas.

“Firmar os passos futuros e definir ações em diálogo com as lideranças locais, fortalece a efetividade do ordenamento pesqueiro da região e a implementação das políticas públicas de apoio à economia circular ribeirinha. O objetivo é garantir práticas de circularidade e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades pesqueiras”, afirmou o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.

As ações contaram com oficinas de reaproveitamento de resíduos orgânicos para produção de composto e biofertilizante, de reutilização de óleo de cozinha para fabricação de sabão caseiro, e de cooperativismo e associativismo, que buscam incentivar práticas coletivas e solidárias nas comunidades locais. Os técnicos da Semas também realizaram palestras na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Perpetuo Socorro, com intuito de dialogar sobre o Acordo de Pesca do Rio Maúba.

"As atividades desenvolvidas na escola visam disseminar o acordo com a comunidade escolar. Foi muito importante termos a participação dos alunos e professores nesse diálogo", comentou a coordenadora de Educação Ambiental da Semas, Andreia Monteiro.

A moradora da comunidade Nossa Senhora de Fátima, Maria de Jesus, destacou a importância das oficinas e a oportunidade de compartilhar o conhecimento dentro da própria localidade. "A importância da oficina é muito grande, porque coisas que a gente jogava fora, agora vamos reaproveitar. Para mim e pra nossa comunidade, é algo que vamos colocar em prática, trabalhar dentro da comunidade e compartilhar o que aprendemos.

Agora, a gente vai poder ensinar também outras mães, os pais e jovens sobre essas práticas que recebemos. É algo muito importante pra todos nós”.

O Acordo de Pesca do Rio Maúba é fruto de diálogo direto com as comunidades locais e apoio técnico da Semas, reforçando a importância de atividade sustentável e conservação ambiental para as comunidades na área de influência do rio. As capacitações contaram com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Abaetetuba (SEMMA), prefeitura de Abaetetuba e lideranças das comunidades da área do acordo do Rio Maúba.

Texto: Mário Gouveia/ Ascom Semas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.