Quarta, 30 de Abril de 2025
22°C 32°C
Marabá, PA
Publicidade

Sedeme promove Rodada de Negócios para integração comercial de produtos paraenses

Ação apresentou aos representantes do setor varejista uma seleção de produtos paraenses que ainda não integram os portfólios dos estabelecimentos

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
30/04/2025 às 09h37
Sedeme promove Rodada de Negócios para integração comercial de produtos paraenses
Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDCIS), e em parceria com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas), promoveu, na terça-feira (29), uma rodada de negócios com foco no incremento da economia local.

O evento apresentou aos representantes do setor varejista uma seleção de produtos paraenses que ainda não integram os portfólios dos supermercados, a fim de incentivar a inclusão desses itens nas grandes redes de supermercadistas do Pará. A rodada mobilizou representantes de empresas, supermercadistas e lideranças do setor comercial.

De acordo com a Sedeme, a ação busca fortalecer as relações comerciais entre empresários do varejo e pequenos e médios produtores que utilizam insumos cultivados no Pará. A meta é promover o desenvolvimento econômico regional e ampliar as oportunidades de mercado para esses empreendedores.

Durante o encontro, os participantes puderam conhecer de perto o potencial produtivo das empresas locais, com destaque para os segmentos de alimentos, bebidas, fitoterápicos, cosméticos e aromaterapia.

Presidente da Aspas, Jorge Portugal, e o vice-presidente, Fernando Yamada, conversam com representantes do setor varejista

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, participou da rodada de negócios; ao lado do presidente da Aspas, Jorge Portugal; do vice-presidente, Fernando Yamada; do diretor de Energia da Sedeme, Mauro Bastos; e de empreendedores e executivos do setor supermercadista.

Na programação, os empreendedores apresentaram seus produtos de forma dinâmica, com até três minutos para expor suas soluções a potenciais parceiros comerciais. Cada apresentação destacou aspectos como práticas sustentáveis de cultivo, processos de produção, capacidade produtiva, tempo de atuação no mercado e número de famílias envolvidas, entre outros pontos relevantes.

Planos e Programas –O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, destacou a importância das parcerias estratégicas para a valorização e comercialização de produtos genuinamente paraenses, ressaltando o papel fundamental da Aspas como aliada nesse processo.

Segundo ele, a colaboração com a Associação Paraense de Supermercados fortalece a conexão entre produtores locais e o mercado varejista, ampliando oportunidades de negócios e visibilidade para os empreendimentos regionais.

Bengtson destacou ainda a concessão de incentivos fiscais como um dos principais catalisadores para a atração de novos negócios ao Estado. Esses incentivos abrangem subsídios para a implantação de empreendimentos, ampliação, diversificação e aquisição de bens de capital voltados ao processo industrial de empresas já instaladas.

Ele enfatizou que, em 2024, 34 empresas instaladas no Pará foram beneficiadas pelos incentivos, resultando em investimentos significativos no Estado.

“Nosso objetivo é estimular a verticalização das cadeias produtivas, agregar valor à produção local, fomentar a economia e estabelecer novas parcerias comerciais diretamente com os produtores, contribuindo para a geração de renda e emprego no estado”, afirmou o secretário.

O presidente da Aspas, Jorge Portugal, reforçou a parceria da associação com o Governo do Pará, por meio da Sedeme, e reiterou o compromisso da entidade em promover o desenvolvimento do setor, zelando pela qualidade dos produtos e pela excelência dos serviços prestados ao consumidor.

“Hoje estamos reunidos para apresentar o potencial econômico dos produtos paraenses. Desejo a todos as excelentes oportunidades e bons negócios”, disse

Marcos Paulo, gerente comercial da Toya Laticínios

Marcos Paulo, gerente comercial da Toya Laticínios - indústria do setor de iogurtes e lácteos localizada no município de Marabá, no sul do Pará, avaliou a rodada de negócios como bastante positiva. “Esta é uma excelente oportunidade para apresentar nossos produtos a potenciais investidores. Ao mesmo tempo, o evento reúne empresários e executivos do setor supermercadista, o que amplia significativamente as possibilidades de parcerias e o fechamento de bons negócios. ”

Trabalhamos exclusivamente com insumos provenientes da agricultura familiar — esse é um dos pilares da nossa marca e um critério essencial na escolha da nossa matéria-prima”, destaca Elaine Lima, sócia-proprietária da Amazônia Space, indústria de alimentos sediada em Igarapé-Miri, na Região de Integração do Tocantins.

Elaine Lima é sócia-proprietária da Amazônia Space, indústria de alimentos em Igarapé-Miri no nordeste paraense

Elaine aprovou o evento como uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade da empresa, fortalecer parcerias comerciais e consolidar a presença da Amazônia Space no mercado paraense.

“Eventos como este são verdadeiras vitrines, especialmente em um cenário que valoriza produtos sustentáveis e com identidade regional”, ressaltou.

A coordenadora de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e Projetos, Roseliza Bastos, destaca que a rodada de negócios oferece uma excelente oportunidade para os empreendedores apresentarem seus catálogos de produtos aos representantes das redes presentes. Esse evento cria um ambiente propício para degustações, demonstrações e interações. "Esse formato dinâmico favorece o fechamento de parcerias comerciais e contratos, impulsionando a expansão de negócios na região", acrescentou.

Entre os empreendimentos que expuseram seus produtos estavam: Fitobel, especializada na produção de itens à base de mel 100% natural; Bioilha, com uma linha de biocosméticos naturais, como cremes e sabonetes — ambas com sede no distrito de Icoaraci, em Belém; Amazônia Space, que atua na fabricação de farofas, molhos e temperos, com sede no município de Igarapé-Miri.

Também participaram a Paladar Amazônico, foodtech especializada em produtos alimentícios com sabores típicos da Amazônia, como conservas e molhos; Frutal Polpa, produtora de polpas de frutas congeladas 100% naturais, como acerola, goiaba e cupuaçu; Meu Garoto, que oferece bebidas gourmet com jambu, planta típica da região amazônica, além de molhos — ambas as linhas com sede no município de Ananindeua; Toya Laticínios, indústria do ramo de iogurtes e lácteos, de Marabá; São Lucas, que atua na área de produtos medicinais à base de fitoterapia; Amazônia Veg & Cia, especializada em produtos livres de glúten e lactose, como misturas para bolos e pães; Mariqueti, que oferece bolos, tortas e doces, com sede em Belém.

Marcaram presença no evento empresários e executivos das seguintes empresas: Grupo Formosa, Matheus, Econômico, Portugal Descartáveis, Batista Supermercados, Fortaleza Meio a Meio, Preço Baixo, Meio a Meio o Guerreiro, Supermercado Paraense e Marques Lima Representação e outros empreendimentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.