O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveram uma reunião sobre a Plataforma Territórios Sustentáveis (PTS), na perspectiva de um maior nivelamento a respeito das formas de participação do Instituto no sistema, o que significa inserir os participantes do Programa Sistemas Agroflorestais (PROSAF), na PTS.
No evento, foram discutidas novas funcionalidades e mecanismos da plataforma que, por sua vez, é uma ferramenta de gestão do PTS, possibilitando uma maior integração entre todas os atores ligados à temática da restauração florestal no estado (poder público, iniciativa privada, organizações sociais).
Durante a formação, a equipe da Semas apresentou e explicou como detalhes todo o procedimento de alimentação da PTS, com dados dos agricultores atendidos pelo Ideflor-Bio, bem como os critérios para que estes possam ser contemplados nas linhas de apoio ofertadas por meio da PTS.
Integração -De acordo com a engenheira agrônoma e gerente de Produção e Apoio aos Arranjos Produtivos Florestais, Laura Dias, a reunião foi importante para alinhar as atividades dos dois órgãos no desenvolvimento do programa. “Apresentamos para a Semas um plano de alinhamento de ações nessa plataforma, assim como o levantamento de atividades que foram feitas nos Territórios Sustentáveis e a apresentação dos programas e projetos que fazem parte do pagamento de serviços ambientais”, destacou.
Laura Dias ressaltou, ainda, que a Semas detalhou a ação Valoriza TS, que trata do PSA, citando experiências em curso e como os agricultores atendidos pelo Ideflor-Bio poderão ser contemplados. Até o momento já foram cadastrados 17 agricultores do PROSAF, dos quais dez mostraram-se aptos a participar do Valoriza TS.
A gerente enfatiza, também, que “cada técnico vai estar cadastrando produtores dos projetos Prosaf em cada município do estado, para participar dos Territórios Sustentáveis”, complementa Laura Dias.
Sobre o Programa -A iniciativa “Territórios Sustentáveis” é uma ação do Governo do Pará, coordenada pela Semas, com a participação do Ideflor-Bio e outros parceiros, que visa materializar objetivos e metas do Estado na restauração florestal, bem como manutenção de áreas verdes, a exemplo de faixas de florestas que compartilham espaço com a agricultura verde.
Texto de Sinval Farias, com a supervisão de Vinícius Leal / Ascom Ideflor-Bio