Pacientes internados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, na região metropolitana de Belém, participaram nesta sexta-feira, 9, de uma oficina de artesanato com supervisão de profissionais de saúde da unidade.
A ação “Cuidando com Afeto” foi idealizada pela Classe Hospitalar do Hospital, em parceria com o Comitê de Humanização. Na ocasião, diversas mulheres participaram da produção e personalização de bolsas, feitas com materiais reutilizáveis.
Roberta Cardins, presidente do Comitê, explica que a atividade, além de oportunizar um ambiente de trocas e descontração serve para amenizar o medo da internação.
"Muitos pacientes enfrentam a solidão e o medo do ambiente hospitalar no período em que precisam passar por tratamento. Oferecer atividades que tragam conforto e conexão é essencial para uma recuperação mais tranquila e humana", disse.
Eduarda Aylla, 20 anos, veio da cidade de Tailândia, região do Tocantins, para acompanhar o tratamento da filha no Hospital. Animada com a oficina, ela destacou como a atividade traz alívio à rotina hospitalar.
"Foi maravilhoso poder sair um pouco daquele ritmo de só ficar no leito. Minha filha se divertiu e eu também me distraí. Essas iniciativas fazem toda a diferença para quem passa dias no hospital. Toda equipe está de parabéns!", comemorou.
Vinda de Ipixuna do Pará, no Rio Capim, Franciele Pereira, 40 anos, também acompanha a filha e agradece a participação. "Foi muito emocionante. Esses momentos de descontração são como um abraço para o coração, nem que seja por pouco tempo. Um cuidado não só com a saúde física, mas também com a psicológica", disse.
Gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano pertence à rede de saúde pública do Pará e atua como referência no cuidado de traumas de média e alta complexidades.