Terça, 13 de Maio de 2025
22°C 31°C
Marabá, PA
Publicidade

Terminal Hidroviário de Óbidos garante conforto e segurança a usuários e turistas no oeste do Pará

De 2019 a 2025, Estado já entregou 28 novos terminais e trapiches, beneficiando populações que dependem da malha fluvial para se locomover

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
13/05/2025 às 08h11
Terminal Hidroviário de Óbidos garante conforto e segurança a usuários e turistas no oeste do Pará
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

Reconstruído pelo governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), o Terminal Hidroviário de Óbidos, na Região de Integração Baixo Amazonas, desde 2021, quando foi entregue, beneficia mais de 50 mil usuários no oeste paraense. Com uma média diária de 150 passageiros, é uma das referências no modal hidroviário, em uma região do Pará que tem nos rios suas principais vias de locomoção.

“O município de Óbidos é uma das principais rotas do turismo na região do Baixo Amazonas, recebendo milhares de turistas durante o ano. Ter um terminal hidroviário de qualidade demonstra o compromisso do governo do Estado com o município e a região, trazendo mais conforto e segurança para os usuários”, destaca o presidente da CPH, Hilton Aguiar.

Cristiano Lima, auxiliar de serviços gerais, ressalta as melhorias proporcionadas aos usuários pelo Terminal, e ainda a conservação do espaço. “Após as obras, tudo ficou muito melhor. Temos mais estrutura e conforto. Inclusive, o espaço tem toda a acessibilidade necessária às pessoas com deficiência (PcDs). E o que é muito bom é que os moradores e visitantes estão cuidando da estrutura do Terminal”, conta Cristiano.

Investimento - Com a reconstrução, a estrutura portuária ganhou sala de embarque; salas para órgãos oficiais; banheiros masculino, feminino e para PcDs; lanchonete; guarda-volumes e guichês para venda de passagens, além de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sinalização interna e novas instalações elétricas e hidrossanitária.
O Estado investiu quase R$ 4 milhões na reconstrução e adequação do local, de acordo com as normas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O Terminal Hidroviário também conta com duas rampas metálicas articuladas, de 25 metros, atendendo às normas de acessibilidade; um flutuante intermediário de seis metros de comprimento e o flutuante principal, com 25 metros de comprimento. Depois de entregue, o espaço passou a ser administrado pela Prefeitura de Óbidos, sendo referência para quem viaja para municípios do Pará e Amazonas.

*Manutenção* - Segundo Antônio Pinheiro, administrador do Terminal Hidroviário de Óbidos, “nosso porto passou a garantir segurança para o embarque e desembarque da população, além de um espaço confortável para todos. E o espaço, que, antes das obras era precário, é muito bem cuidado, especialmente no aspecto de limpeza e organização. A população contribui muito para a manutenção, o que é fundamental para a continuidade do serviço de qualidade”.

De 2019 a janeiro de 2025, o Governo do Pará construiu e reconstruiu 28 terminais e trapiches. Atualmente, a CPH executa oito obras de construção, reforma e adequação de terminais nas cidades de Breves, Chaves, Salvaterra e Oeiras do Pará, na Região de Integração Marajó; Mocajuba, na Região Tocantins; Belém (incluindo o Distrito de Icoaraci), na Região de Integração Guajará, e Senador José Porfírio, na Região Xingu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.