“Quando entrei no curso, eu tinha uma visão muito limitada do que era a pedagogia. Pensava que fosse algo restrito ao ambiente escolar. Mas, à medida que fui conhecendo outras possibilidades do fazer pedagógico, tive a oportunidade de vir para cá e viver uma experiência bastante enriquecedora. Passei dois anos na Santa Casa e aprendi muito com os projetos desenvolvidos aqui, especialmente o de pedagogia em ambiente hospitalar. É maravilhoso.”
O relato é da estudante de Pedagogia Thaysse Melo, uma das 14 estagiárias que participam do projeto de atuação pedagógica na Santa Casa. Elas se somam aos profissionais da instituição e de outras entidades parceiras, como a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em uma proposta que vai muito além da sala de aula tradicional.
A presença do pedagogo no hospital abrange diferentes frentes: do atendimento educacional a crianças e adolescentes internados à atuação nas áreas de gestão de pessoas, ensino, pesquisa e formação continuada. A pedagoga Rosilene Gonçalves, da Coordenação de Gestão de Pessoas da Santa Casa, explica:
“Temos pedagogos atuando na gestão de pessoas, em treinamento e desenvolvimento, ensino, pesquisa e extensão. Também contamos com profissionais na Classe Hospitalar, um programa desenvolvido em parceria com a SEDUC e a Santa Casa. A preocupação com a educação vai desde as crianças hospitalizadas até os processos de capacitação permanente dos nossos trabalhadores da saúde”, destaca.
Em comemoração ao Dia do Pedagogo, celebrado nesta terça-feira (20), a Santa Casa promoveu uma programação especial com foco na valorização da atuação pedagógica no contexto hospitalar. A agenda incluiu uma ação lúdico-pedagógica com crianças e adolescentes atendidos no ambulatório e um Círculo de Diálogo com pedagogos, que propiciou reflexões sobre o papel da pedagogia nos diferentes processos de trabalho da instituição.
Além da equipe da Santa Casa e dos estagiários, participaram da programação professores da Classe Hospitalar da SEDUC e representantes da UEPA, fortalecendo a integração entre as instituições e reafirmando a importância da presença do pedagogo em múltiplos contextos sociais.